Conheça mais

Impotência Sexual

por Dr Luciano Pantarotto em 19/05/2015 | Visitas 214

Tratamento para impotência sexual

disfuncao-eretil-tratamentoA impotência sexual (também amplamente chamada de disfunção erétil) é a incapacidade do homem de obter e manter uma ereção plena durante a atividade sexual. Há casos em que a ereção não é obtida suficientemente para permitir a penetração na parceira. Em outras situações, o homem efetua a penetração, mas não consegue manter a ereção prolongada, o que impede a consumação do ato sexual.

Além de causar constrangimento para muitos homens, a impotência sexual pode afetar o relacionamento dos casais, prejudicando a intimidade sexual e emocional. Em uma situação ocasional, a impotência sexual pode ser encarada como normal. No entanto, quando se trata de um quadro permanente, a disfunção precisa ser investigada por um médico, para que assim seja realizado um tratamento para impotência sexual do paciente. A impotência sexual não deve ser encarada como uma doença, mas sim como um sintoma de um outro problema – seja ele psicológico, físico ou uma combinação de ambos.

Quando a impotência sexual se manifesta

A impotência sexual se manifesta em diferentes graus e faixas etárias, afetando jovens, adultos e idosos. Ela pode ocorrer de forma progressiva, levando até mesmo meses ou anos para se consumar. Em outros casos, porém, pode ocorrer de forma súbita.

Causas da impotência sexualComo tratar impotência sexual

A impotência sexual ocasional não deve preocupar os homens. Fatores como ingestão de álcool, ansiedade e cansaço podem fazer com que o homem tenha esta experiência uma vez ou outra.

Já a impotência sexual recorrente revela problemas maiores que precisam ser investigados e tratados. Embora a impotência possa ter causas psicológicas, como ansiedade, estresse e depressão, sabe-se que há diversos fatores orgânicos que podem causar seu aparecimento. Diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, tabagismo e obesidade são alguns dos fatores que podem prejudicar o fluxo de sangue no pênis, anulando a capacidade do homem manter uma ereção plena.

Além disso, a dificuldade na manutenção de uma ereção pode levar o homem a ficar demasiadamente preocupado com seu desempenho sexual, o que poderá invariavelmente agravar ainda mais o problema.

A impotência sexual pode ser considerada um sinal da andropausa?

Sim, segundo novos estudos médicos, um dos sinais da perda hormonal masculina, a andropausa, é a perda da capacidade de manter a ereção forte durante toda relação sexual. A andropausa pode portanto apresentar sintomas, como a de falta de desejo sexual, stress, perda de massa muscular, assim como a impotência sexual propriamente dita.

O lado bom é que existem tratamentos tanto para os sintomas como para a própria perda hormonal.

Tratamento para impotência sexual

Visto que diversos fatores podem estar associados a disfunção erétil (impotência sexual), a manipulação do tratamento para impotência também irá variar. Um médico andrologista deve examinar o que está afetando o fluxo sanguíneo no pênis para verificar se há uma causa médica subjacente que requer tratamento imediato. Como o tratamento é feito de acordo com a origem da disfunção, é imprescindível que o paciente seja analisado por um médico. Após examinar se a disfunção erétil tem a sua causa originada de fatores psicológicos ou físicos, o tratamento adequado para combater a disfunção erétil pode ser iniciado. Lembre-se de que a automedicação pode atrapalhar ao invés de auxiliar no tratamento.

Embora muitos medicamentos sejam anunciados para lidar com a disfunção erétil, incluindo remédios naturais, eles apenas se limitam à solução momentânea. O tratamento realizado em uma clínica especializada permitirá que a impotência sexual seja tratada completamente, a fim de garantir uma solução permanente para a dificuldade. Isto inclui não somente o uso de medicamentos, géis, cremes e spray, mas também um acompanhamento especializado, terapia e mudanças no estilo de vida.

www.drluciano.com.br | Copyright ©2015 todos os direitos reservados.
JBK Desenvolvimento Web